Piatã – A Joia da montanha

Piatã fica a 568 km de Salvador e é a região com as mais vastas paisagens da Chapada Diamantina. Um grande descampado de serras e campos gerais com vento quase sempre forte e clima frio. Para acessar a maioria dos atrativos da região é necessário veículo, ficando para os que estão na cidade as trilhas na Serra de Santana, para o Gerais ou uma descida para a bica do machado.

Os lugares mais buscados são o Pico do Barbado, a maior montanha do norte-nordeste do Brasil com suas neblinas a 2034 metros. É sem dúvida um passeio incrível, passando por pequenas e bucólicas cidades do sul como a pacata Cabrália.

As cachoeiras mais acessíveis e buscadas são a do Patrício e a do Cochó. A primeira de 55 metros, muita linda e dentro de uma grota, tem também a fama de ser uma das cachoeiras mais frias da Chapada. A do Cochó ao contrário é ensolarada e tem até uma prainha, ideal pra um dia inteiro de picnic.

Outra pedida interessante é experimentar um por do sol no Vale dos 3 Morros com direito a visita de um sítio com inscrições rupestres. Estudos da UFBA indicam que as pinturas tem entre 10 a 12 mil anos.

Piatã também é o município com a maior densidade de pequenos produtores rurais da Bahia, e você tem muitas fazendas produtoras de café e das mais variadas frutas.

Ao contrário da agitada Lençóis e do Vale do Capão, as cidades do sul da Chapada são mais frias, tranquilas e em Piatã não poderia ser diferente. A festa mais conhecida, e sem dúvida o melhor momento de visitar a região é no São João, quando toda cidade dança e festeja no seu centro todo enfeitado.

O inverno, que vai de junho a setembro, tem um clima delicioso com uma média entre 14c a 18c de dia e de temperaturas beirando a 0c de madrugada. Como sempre venta a sensação é de muito mais frio, então venha preparado para um clima quase europeu nesta época.

Piatã é a cidade com um dos cafés mais premiados do Brasil. Você tem a obrigação de degustar um bom café de altitude. Além do café e dos cítricos, tudo de comer nessa região é praticamente orgânico e deliciosos. A feira acontece no mercado municipal todos os sábados, também uma ótima pedida pra comer um pastel com caldo de cana e saborear os pães e bolos das nativas.

O nome Piatã vem do tupi e significa “pé firme”, “a fortaleza”.

[rl_gallery id=”2085″]